carlosnivagara.blogspot.com

domingo, 13 de outubro de 2013

Os Rios e Lagos de Moçambique



Por: Carlos Nivagara
Os Rios e Lagos de Moçambique
A maior parte dos rios de Moçambique nasce nos países visinhos a Oeste, em zonas de planaltos. E, porque o relevo de Mçambique parece uma escada que desce de Oeste para Este, quando os rios entram no nosso país correm em direcção ao oceano Índico, onde desaguam.
Os principais rios são: Rovuma, Lúrio, Zambeze, Púnguè, Búzi, Save, Limpopo, Incomati e Maputo.
Os lagos
Um lago é uma extensão de água cercada de terra, que pode ser natural, como é o caso do Lago Niassa, ou artificial,como o Lago Cahora Bassa.
Os lagos naturais existem sem intervenção do ser humano e os lagos artifíciais são resultado da acção humana sobre um rio.
Os principais lagos são:
Naturais: Niassa, Chiúta, Chirua e Amaramba.
Artificiais: Cahora-Bassa, Massingir, Chicamba Real, Pequenos Libombos e Corrumane.

Relação entre o clima e o relevo



Por: Carlos Nivagara
Relação entre o clima e o relevo
Existe uma realação entre o tipo de clima que se faz sentir num lugar e a forma que a superfície apresenta.
No litoral, por exemplo, que apresenta uma forma de relevo com altitudes que não ultrapassam os 200 metros,a planície, o tipo de clima é tropical húmido.
A seguir à planície encontramos o planalto, onde o clima pode ser tropical de montanha, se no planalto existir uma montanha.
No interior, onde não há montanhas, o tipo de clima que se faz sentir é o tropical seco.

O Clima de Maçambique



Por: Carlos Nivagara
O Clima de Maçambique
Moçambique localiza-se entre os trópicos, por isso, o clima é propical. Dependendo das temperaturas que se fazem sentir e da quantidade de chuva que cai num determinado lugar de Moçambique, o clima pode ser tropical húmido ou tropical seco; dependendo da altitude do lugar, se for um lugar situado, por exemplo, na zona das montanhas, pode ser clima tropical de altitude.
Tipos de clima
Em Moçambique, os diferentes tipos de clima caracterizam-se da seguinte maneira:
Clima trpical húmido
É caracterizado por um período de chuvas mais longo que o período seco, isto é, no lugar onde se faz sentir este tipo de clima, num ano, o maior número de meses são chuvosos, e poucos meses são secos.
Clima tropical seco
É caracterizado por um período seco mais longo em relação ao período chuvoso.
Clima de altitude ou de montanha
É menos quente e faz-se sentir nas zonas montanhosas.

O relevo de Moçambique



Por: Carlos Nivagara
O relevo de Moçambique
A superfície do território moçambicano não é igual. Ela apresenta zonas altas e outras baixas, como resultado de muitos acontecimentos que se registam na superfície da Terra e, no interior da Terra.
Tais acontecimentos incluem vulcões, tremores de terra, etc. Sendo assim, o relevo de Moçambique apresenta-se em forma de escada. A altitude aumenta à medida que caminhamos do litoral para o interior.
As formas de relevo de Moçambique
Planicie
É a superfície que se estende ao londo do litoral, cujas altitudes não ultrapassam os 200 metros.
Planalto
Um terreno extenso quase plano que apresenta altitudes que variam entre 200 a 1000 metros.
Os planaltos encontram-se logo a seguir às planícies e são planaltos a destacar: Marávia-Angónia, na Província de Tete, Chimoio, na província de Manica, Lichinga, na província de Niassa,e Mueda, na província de Cabo Delgado.
Montanhas
Chama-se zonas de montanha aos lugares da superfície terrestre que apresentam altitudes superiores a 1000 metros.
As principais montanhas estão localizadas no centro e norte de Moçambique e as mais importantes são:
Cadeia montanhosa Maniamba-Amaramba, que está localizada na província de Niassa, onde a serra Jéci apresenta as maiores altitudes, 1836 metros.
Formações Chire-Namúli, na província da Zambézia, tem como pontos mais elevados o monte Namúli, 2419 metros e a serra Imago,com 1807 metros.
Cadeia de Manica, estende-se ao longo da fronteira entre a província de Manica e o território Zimabweano. Nesta cadeia localiza-se o monte Binga, que é o mais elevado do país com 2436 metros.
Também nesta cadeia encontramos o Monte Goróngué, com 1887 metros e a serra Choa com 1844 metros.
A cadeia dos Libombos estende-se ao longo da fronteira com a África de Sul, nas províncias de Gaza e Maputo. As altitudes desta cadeia não atingem os 1000 metros, porém no conjunto do relevo do sul de Moçambique, ela destaca-se por ser a única formação elevada. O ponto mais elevado desta cadeia é o Monte Mponduíne, com 801 metros, e esta localizada no distrito da Namaacha, província de Maputo.

Localização Geografica de Moçambique



Por: Carlos Nivagara
Localização Geografica de Moçambique
No tempo colonial, Moçambique era uma provincial ultramarine portuguesa. Agora é um país do continente africano localizado na costa oriental ou Este, a Sul do equador, na região da Africa Austral. Banhado pelo oceano Índico e fazendo fronteira com a Tanzânia, a Norte, o Malawe e a Zâmbia, a Noroeste, o Zimbabwe, a Oeste, a Swazlândia, a Sudoeste, e a África do Sul, a Sul.
Características Físico-geograficas de Moçambique
Todo o espaço físico-geográfico apresenta diferentes características, umas que podemos observar quando olhamos a paisagem e outras não visíveis, mas que podemos sentir no ar atmosférico. Neste caso, são observáveis o relevo, os rios e lagos e não são observáveis algumas manifestações do clima, como é o caso da temperatura (elevada ou baixa), assim como outros aspectos relacionados com o clima que são observáveis, como é o caso da chuva e do vento.