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segunda-feira, 6 de abril de 2015

Projecto



Introdução
A Escolinha He Khensile foi fundada no ano de 2013 pela iniciativa da Senhora Orlanda Maluleque Vaz Sitoi com o intuito de ajudar as crianças do Bairro onde ela nasceu e teve a sua primeira educação familiar assim como académica, para ela, associa a criação da escolinha com os momentos difíceis passados a quando da idade escolar obrigatória em Moçambique 6 anos. Nesta fase, foi marcante devido as dificuldades encarradas por ser a sua primeira vez em conviver num ambiente totalmente diferente dos seus 5 anos atras: ficar sentada durante 45 minutos no meio de muitas crianças sem que conheça nem uma, obedecer uma pessoa que não conhece (o professor), habituar a chamadas logo que chegar a escola, pegar um lápis entre outros desafios das crianças sem condições para a educação de infância (creche) nos primeiros dias da escola.
De referir que a Escolinha Hi Khensile, localiza-se na Rua da Malhangalene, no 45-Bairro da Maxaquene “B”, Q19 (entre o circulo da graça e padaria Edgar).















Título do projecto: Escolinha Hi Kensile
O presente projeto dedica-se a educação de infância de crianças dos 2 à 5 anos de vida, desenvolvendo actividades curriculares programadas pelo Ministério da Mulher e Acção Social e extracurriculares como canto e dança, musica, drama, noções culturais, aquisição do vocabulário básico, criatividade, imaginação, expressão verbal, gestual e facial. Dialogo entre pessoais através de visitas de estudos e passeios.
Responsável do Projecto: Orlanda Maluleque Vaz Sitoi (Diretora Geral)
Objectivos do projecto
  • Proporcionar nas crianças um desenvolvimento saudável com boa educação baseada em competências;
  • Apoiar as crianças de baixa renda em educação da 1a infância;
  • Reduzir o envolvimento de menores em comportamentos de riscos;
  • Reduzir a taxa de analfabetismo.
Grupo alvo
Crianças de 2 à 5 anos de vida
Fonte de financiamento

Valor em meticais
Três milhões de meticais (3.000.000.00mt)
Período de implementação
De Fevereiro do ano de 2015 ao infinito
Responsável pela implementação do projecto
Escolinha Hi Khensile
Comentários gerais
Olhando pela visão da Unicef, acredita-se que chegam ao final da primeira infância deveriam estar desenvolvendo bem física, cognitiva, linguística e socio-emocional, para poderem usufruir plenamente das varias oportunidades nos sectores da educação e da saúde e tornar-se membros bem produtivos da sociedade através de: i) ser saudáveis e bem nutridas; ii) confiar plenamente nos cuidadores e ser capazes de interagir positivamente com os membros da família, colegas e professores;
iii) ser capazes de se comunicar em sua língua nativa com colegas e adultos; iv) estar preparadas para aprender ao longo de toda a escola primária.   
As crianças carentes ou desfavorecidas têm menos probabilidade de atingirem esses patamares importantes, porque estão muitas vezes expostas aos efeitos cumulativos de múltiplos Factores de risco, entre os quais a falta de acesso aos serviços básicos de agua e saneamento, e a serviços de saúde de qualidade; nutrição inadequada; pais com baixos níveis de escolaridade; e falta de acesso a creches e pré-escolares de qualidade.
A Escolinha Hi Khensile olha para estes fatores como sendo importantíssimos e que não devem ser desperdiçados na medida em que por exemplo a desnutrição nos primeiros anos de vida não só leva ao crescimento físico deficiente (inclusive raquitismo), mas também é grande indicador de que haverá atraso no desenvolvimento cognitivo e baixo desempenho académico ao longo da vida escolar. Por outro lado, a falta de cuidados e de estimulação por parte dos adultos nos primeiros anos não só conduz a um fraco desenvolvimento socio-emocional e cognitivo, mas também esta ligada a problemas de saúde e de crescimento.

Problema identificado
Prontidão escolar diz respeito a quanto uma criança está preparada para aprender e obter sucesso na escola (Ackerman e Barnett 2005). De modo crescente, as pesquisas tem demostrado que a prontidão escolar das crianças depende não só de suas habilidades cognitivas ao ingressarem na escola primária, apesar de essas habilidades serem cruciais, mas também de sua saúde física, mental e emocional, assim como da capacidade de se relacionar com os outros.
Uma análise de 2007 dos dados de crianças dos países em desenvolvimento revela que mais de 200 milhões de crianças menores de 5 anos estão expostas a múltiplos riscos que afectam negativamente o seu desenvolvimento, e cujas consequências podem ser dramáticas. Por exemplo, embora as diferenças no vocabulário adequado à idade de 3 anos das crianças equatoriais sejam em geral pequenas, as disparidades socioeconómicas acentuam-se nos anos seguintes. Aos 6 anos de idade, as crianças de famílias menos abastadas e as crianças cujas mães tem baixa escolaridade tem ficado muito atras de seus colegas de lares mais ricos ou mais escolarizados.
Proposta da solução sustentável para o problema identificado
 É da nossa percepção que muitas funções cerebrais são especialmente sensíveis a mudanças no início da vida e tornaram-se menos plásticas (maleáveis) ao longo do tempo. Na verdade, a maior parte do cérebro da criança é “conectada” nos cinco anos de vida, o que deixa pouco espaço para ajustes posteriores. Até mesmo funções que continuam a ter um alto grau de sensibilidade nos primeiros 4-5 anos de vida. Outras funções, como controle emocional e padrões de resposta habituais não só atingem o auge nos primeiros anos, mas em geral atingem um alto nível de estabilidade antes dos 5 anos.
Nesta realidade, a Escolinha Hi Khensile através das suas políticas de baixar significativamente os custos de ingresso e as mensalidades, procura dar oportunidade as crianças cujos pais tem baixa renda e que não conseguem colocar as suas crianças nas creches das cidades onde as mensalidades são altíssimas e que o factor distancia também acaba influenciando devido ao custo de transporte adicionado.
A relação do problema identificado e solução apresentado com os objectivos estratégicos da Escolinha Hi Khensile
Vários estudos têm mostrado que investir em programas de desenvolvimento da primeira infância de qualidade ajuda a eliminar a diferencia entre crianças carentes e desfavorecidas e as mais favorecida, preparando-as, assim, para uma transição bem-sucedida para a escola primária e para a aprendizagem de qualidade ao longo da vida.
Como exemplo dos benefícios do desenvolvimento da primeira infância, as crianças de Bangladesh que receberam algum tipo de educação pré-escolar organizada superaram seus colegas do grupo controle em 58 por cento em um teste padronizado de prontidão escolar (Aboud 2006). Na Colômbia, as crianças que participaram de uma intervenção abrangente de desenvolvimento da primeira infância baseada na comunidade tinham 100% mais chance de estarem matriculadas na 3a serie, indicando, portanto, menores taxas de evasão e repetências entre as crianças do programa do que aquelas do grupo controle.

Os objectivos a alcançar com a solução proposta
Objectivos
Indicadores de Desempenho
Proporcionar nas crianças um desenvolvimento saudável com boa educação baseada em competências;
Crianças crescem saudáveis, educadas e competentes, independentemente onde ou quando nasceram.
Apoiar as crianças de baixa renda em educação da 1a infância;
10 Crianças de pais com baixa renda são apoiadas gratuitamente no desenvolvimento da primeira infância na Escolinha Hi Khensile.
Reduzir o envolvimento de menores em comportamentos de riscos;
Crianças de 2 à 5 anos são proporcionadas uma boa nutrição, saúde e educação.
Reduzir a taxa de analfabetismo.
Crianças de 2 à 5 anos são garantidas a prontidão escolar.

Os resultados esperados com a solução proposta
Resultados Planeados
Indicadores de Desempenho
Crianças de 2 à 5 anos adquirem a prontidão escolar.
As aulas bem planificadas com rigor e exigidas em técnicas de supervisão pedagógica.
Maior abrangência de crianças sem descriminação de onde ou quando nasceu.
Existência de responsabilidade social em garantir 10 crianças com pais de baixa renda sem pagar propinas.
Baixar o valor das propinas no geral.


Os riscos e as respectivas medidas de mitigação
Riscos
Medidas de Minimização
Fraca afluência dos pais/encarregados de educação em matricular os seus filhos.


Inadequação das metodologias de ensino destas matérias com o nível ou idade das crianças.

Campanhas de sensibilização, a fim de se criar condições para que os pais/encarregados de educação tragam os seus filhos.
Articular com os educadores para o uso de exemplos que retratem casos práticos reais, seguindo os programas e os planos diários.
Apresentar casos inovadores e, orientar os educadores para os objectivos pretendidos com esta acção.

Responsáveis diretos pela implementação do projecto
Nome
Função
Contactos
Orlanda Maluleque Vaz Sitoi
Diretora Geral
848219246
Carlos Daniel Nivagara
Director Pedagógico
844598206
Cecília
Coordenadora dos Educadores
849349744
Camaria
Chefe da Cozinha
840488018
Jaime
Chefe de Limpeza
845458629
 

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