Introdução
A Escolinha He Khensile foi fundada no ano de 2013 pela iniciativa da
Senhora Orlanda Maluleque Vaz Sitoi com o intuito de ajudar as crianças do
Bairro onde ela nasceu e teve a sua primeira educação familiar assim como
académica, para ela, associa a criação da escolinha com os momentos difíceis
passados a quando da idade escolar obrigatória em Moçambique 6 anos. Nesta
fase, foi marcante devido as dificuldades encarradas por ser a sua primeira vez
em conviver num ambiente totalmente diferente dos seus 5 anos atras: ficar
sentada durante 45 minutos no meio de muitas crianças sem que conheça nem uma,
obedecer uma pessoa que não conhece (o professor), habituar a chamadas logo que
chegar a escola, pegar um lápis entre outros desafios das crianças sem condições
para a educação de infância (creche) nos primeiros dias da escola.
De referir que a Escolinha Hi Khensile, localiza-se na Rua da Malhangalene,
no 45-Bairro da Maxaquene “B”, Q19 (entre o circulo da graça e padaria Edgar).
Título
do projecto: Escolinha Hi
Kensile
O presente projeto dedica-se a educação de infância de
crianças dos 2 à 5 anos de vida, desenvolvendo actividades curriculares
programadas pelo Ministério da Mulher e Acção Social e extracurriculares como canto
e dança, musica, drama, noções culturais, aquisição do vocabulário básico,
criatividade, imaginação, expressão verbal, gestual e facial. Dialogo entre
pessoais através de visitas de estudos e passeios.
Responsável
do Projecto: Orlanda Maluleque
Vaz Sitoi (Diretora Geral)
Objectivos
do projecto
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Grupo alvo
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Crianças de
2 à 5 anos de vida
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Fonte de
financiamento
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Valor em
meticais
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Três milhões
de meticais (3.000.000.00mt)
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Período de
implementação
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De Fevereiro
do ano de 2015 ao infinito
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Responsável
pela implementação do projecto
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Escolinha Hi
Khensile
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Comentários gerais
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Olhando pela
visão da Unicef, acredita-se que chegam ao final da primeira infância
deveriam estar desenvolvendo bem física, cognitiva, linguística e
socio-emocional, para poderem usufruir plenamente das varias oportunidades
nos sectores da educação e da saúde e tornar-se membros bem produtivos da
sociedade através de: i) ser saudáveis e bem nutridas; ii) confiar plenamente
nos cuidadores e ser capazes de interagir positivamente com os membros da
família, colegas e professores;
iii) ser
capazes de se comunicar em sua língua nativa com colegas e adultos; iv) estar
preparadas para aprender ao longo de toda a escola primária.
As crianças
carentes ou desfavorecidas têm menos probabilidade de atingirem esses patamares
importantes, porque estão muitas vezes expostas aos efeitos cumulativos de
múltiplos Factores de risco, entre os quais a falta de acesso aos serviços
básicos de agua e saneamento, e a serviços de saúde de qualidade; nutrição
inadequada; pais com baixos níveis de escolaridade; e falta de acesso a
creches e pré-escolares de qualidade.
A Escolinha
Hi Khensile olha para estes fatores como sendo importantíssimos e que não
devem ser desperdiçados na medida em que por exemplo a desnutrição nos
primeiros anos de vida não só leva ao crescimento físico deficiente
(inclusive raquitismo), mas também é grande indicador de que haverá atraso no
desenvolvimento cognitivo e baixo desempenho académico ao longo da vida
escolar. Por outro lado, a falta de cuidados e de estimulação por parte dos
adultos nos primeiros anos não só conduz a um fraco desenvolvimento
socio-emocional e cognitivo, mas também esta ligada a problemas de saúde e de
crescimento.
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Problema
identificado
Prontidão escolar diz respeito a quanto uma criança está
preparada para aprender e obter sucesso na escola (Ackerman e Barnett 2005). De
modo crescente, as pesquisas tem demostrado que a prontidão escolar das
crianças depende não só de suas habilidades cognitivas ao ingressarem na escola
primária, apesar de essas habilidades serem cruciais, mas também de sua saúde
física, mental e emocional, assim como da capacidade de se relacionar com os
outros.
Uma análise de 2007 dos dados de crianças dos países em
desenvolvimento revela que mais de 200 milhões de crianças menores de 5 anos
estão expostas a múltiplos riscos que afectam negativamente o seu
desenvolvimento, e cujas consequências podem ser dramáticas. Por exemplo,
embora as diferenças no vocabulário adequado à idade de 3 anos das crianças
equatoriais sejam em geral pequenas, as disparidades socioeconómicas
acentuam-se nos anos seguintes. Aos 6 anos de idade, as crianças de famílias
menos abastadas e as crianças cujas mães tem baixa escolaridade tem ficado
muito atras de seus colegas de lares mais ricos ou mais escolarizados.
Proposta
da solução sustentável para o problema identificado
É da nossa
percepção que muitas funções cerebrais são especialmente sensíveis a mudanças
no início da vida e tornaram-se menos plásticas (maleáveis) ao longo do tempo.
Na verdade, a maior parte do cérebro da criança é “conectada” nos cinco anos de
vida, o que deixa pouco espaço para ajustes posteriores. Até mesmo funções que
continuam a ter um alto grau de sensibilidade nos primeiros 4-5 anos de vida.
Outras funções, como controle emocional e padrões de resposta habituais não só
atingem o auge nos primeiros anos, mas em geral atingem um alto nível de
estabilidade antes dos 5 anos.
Nesta realidade, a Escolinha Hi Khensile através das suas
políticas de baixar significativamente os custos de ingresso e as mensalidades,
procura dar oportunidade as crianças cujos pais tem baixa renda e que não
conseguem colocar as suas crianças nas creches das cidades onde as mensalidades
são altíssimas e que o factor distancia também acaba influenciando devido ao
custo de transporte adicionado.
A
relação do problema identificado e solução apresentado com os objectivos
estratégicos da Escolinha Hi Khensile
Vários estudos têm mostrado que investir em programas de
desenvolvimento da primeira infância de qualidade ajuda a eliminar a diferencia
entre crianças carentes e desfavorecidas e as mais favorecida, preparando-as,
assim, para uma transição bem-sucedida para a escola primária e para a
aprendizagem de qualidade ao longo da vida.
Como exemplo dos benefícios do desenvolvimento da
primeira infância, as crianças de Bangladesh que receberam algum tipo de
educação pré-escolar organizada superaram seus colegas do grupo controle em 58
por cento em um teste padronizado de prontidão escolar (Aboud 2006). Na Colômbia,
as crianças que participaram de uma intervenção abrangente de desenvolvimento
da primeira infância baseada na comunidade tinham 100% mais chance de estarem
matriculadas na 3a serie, indicando, portanto, menores taxas de
evasão e repetências entre as crianças do programa do que aquelas do grupo
controle.
Os
objectivos a alcançar com a solução proposta
Objectivos
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Indicadores de Desempenho
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Proporcionar
nas crianças um desenvolvimento saudável com boa educação baseada em
competências;
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Crianças crescem saudáveis, educadas e competentes,
independentemente onde ou quando nasceram.
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Apoiar as
crianças de baixa renda em educação da 1a infância;
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10 Crianças de pais com baixa renda são apoiadas
gratuitamente no desenvolvimento da primeira infância na Escolinha Hi
Khensile.
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Reduzir o
envolvimento de menores em comportamentos de riscos;
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Crianças de 2 à 5 anos são proporcionadas uma boa
nutrição, saúde e educação.
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Reduzir a taxa de analfabetismo.
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Crianças de 2 à 5 anos são garantidas a prontidão
escolar.
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Os
resultados esperados com a solução proposta
Resultados Planeados
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Indicadores de Desempenho
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Crianças de 2 à 5 anos adquirem a prontidão escolar.
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As aulas bem planificadas com rigor e exigidas em
técnicas de supervisão pedagógica.
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Maior abrangência de crianças sem descriminação de onde
ou quando nasceu.
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Existência de responsabilidade social em garantir 10
crianças com pais de baixa renda sem pagar propinas.
Baixar o valor das propinas no geral.
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Os
riscos e as respectivas medidas de mitigação
Riscos
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Medidas de Minimização
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Fraca afluência dos pais/encarregados de educação em
matricular os seus filhos.
Inadequação das metodologias de ensino destas matérias
com o nível ou idade das crianças.
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Campanhas de sensibilização, a fim de se criar
condições para que os pais/encarregados de educação tragam os seus filhos.
Articular com os educadores para o uso de exemplos que
retratem casos práticos reais, seguindo os programas e os planos diários.
Apresentar casos inovadores e, orientar os educadores
para os objectivos pretendidos com esta acção.
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Responsáveis
diretos pela implementação do projecto
Nome
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Função
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Contactos
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Orlanda Maluleque Vaz Sitoi
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Diretora Geral
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848219246
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Carlos Daniel Nivagara
|
Director Pedagógico
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844598206
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Cecília
|
Coordenadora dos Educadores
|
849349744
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Camaria
|
Chefe da Cozinha
|
840488018
|
Jaime
|
Chefe de Limpeza
|
845458629
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