Por:
Carlos Nivagara
Ficha
de leitura
Introdução
O comportamento de um indivíduo no trabalho deve ser
avaliado em função do ambiente de trabalho cujo esse pode influenciar
positivamente ou negativamente no rendimento profissional.
A presente abordagem referente ao tema: o clima de
trabalho e eficácia da escola, é uma narração teórica explicativa baseada na
consulta bibliográfica, onde depois da parte introdutória, enfatizam-se alguns
itens relacionados com o tema de modo a proporcionarmos uma maior percepção ao
assunto em causa com destaque para as causas do clima; dimensão do clima;
características do clima organizacional; categorias do clima; os efeitos do
clima organizacional; satisfação e o ambiente; eficácia da escola;
enquadramento em relação ao sistema educativo moçambicano e por fim a conclusão
e bibliografia.
Clima
de trabalho e eficácia da escola
O papel do clima de trabalho no funcionamento de uma
escola é um assunto que vem sendo tratado há alguns anos atrás, sendo um
conceito popularizado após ter sido utilizado por Gellerman (1964) com três definições
distintas:
ü
Medida
do clima definido por Frehand e Glimer
(1964) citado por Brunet, referem a medida múltipla dos atributos
organizacionais consiste na dimensão da empresa, tecnologias em uso, os níveis
hierárquicos, a produtividade dos empregados.
ü
Quanto
a medida perceptiva dos atributos individuais o clima é avaliado em função da
satisfação das necessidades individuais em termos micro-percepção dos
trabalhos.
ü
A
medida perceptiva dos atributos organizacionais destaca-se pela reacção dos
membros da organização, da sociedade e do indivíduo no seu meio de trabalho
valorizando-se mais dos bens do que os objectivos.
Actualmente considera-se as recentes teorias sobre o
clima organizacional em relação as primeiras duas definições; assim, o clima
das organizações considera-se:
ü Cada escola pode possuir uma personalidade própria e um
clima específico;
ü O comportamento e as políticas dos membros de direcção
servem de referência para interpretar o clima existente:
ü Esse clima funciona como força motriz do comportamento da
organização.
As
causas do clima
O clima faz parte do fenómeno cíclico com três variáveis
determinantes:
ü Estrutura
que caracteriza-se pela
dimensão da organização e níveis hierárquicos;
ü Processo
organizacional – estilo de
direcção, gestão dos Recursos Humanos, modos de comunicação, modelos de resolução
de conflitos, etc.
ü Variável
comportamental – funcionamento
individual e de grupos que trabalha.
Para Fox, cada escola possui o seu clima em função de:
tipo de programa, processos utilizados, condições ambientais (alunos,
departamentos, membros da direcção, etc), o clima determina a qualidade da
vida, sem bom clima não há condições para a eficácia da escola, quando o
rendimento da escola não corresponde com os objectivos esperados a direcção da
escola poderá alterar as três variáveis para melhorar o clima.
Dimensões
do clima
As dimensões do clima organizacional variam mesmo
recorrendo ao estilo de gestão, não há uniformidade global da dimensão do
clima. Sendo assim, temos:
ü
Autonomia individual refere as responsabilidades individual, sua independência
e a rigidez das normas organizacionais;
ü
Grau de estrutura imposta pelo cargo – os objectivos e métodos são estabelecidos e comunicados
pela direcção;
ü
Tipo de recompensas – recompensas e promoções aos membros da organização;
ü
Consideração ao calor e o apoio – apoio de estímulo para os empregados.
Características
do clima organizacional
Ao identificar o clima da escola deve-se ter em conta as
seguintes características:
ü Os atributos constituem unidades de análise;
ü A percepção tem consequências importantes no
comportamento dos empregados;
ü Não é possível diagnosticar o clima numa única dimensão,
mas sim, recorrendo ao conjunto dos componentes.
Categorias
do clima
Aberto
o meio de trabalho
participativo, onde o individuo têm reconhecimento próprio no quadro das
estratégias de desenvolvimento;
Fechado
o ambiente de trabalho
considerado pelos membros como autocrático, rígido, constrangedor, onde os
empregados não são considerados e nem consultados.
Likert (1961;1974), lança um retrato fiel aos diferentes
tipos de clima numa organização ou escola tendo em conta:
ü Os métodos de direcção;
ü A natureza das forças de motivação;
ü A natureza dos processos de influência e interacção;
ü O modelo utilizado para toda direcção;
ü A estratégia de definição dos objectivos e das normas
organizacionais;
ü O processo de controlo utilizado;
Clima
autoritário
a) Autoritário
explorado este tipo não
confia nos professores. As decisões vem do topo, há ambiente de receio,
satisfação de necessidades individuais inexistentes, ameaças e as recompensas
são ocasionais .
b) Autoritarismo
benévolo existe confiança condescendente
nos seus professores; maior parte das decisões são tomadas no topo; as vezes há
delegação de poderes e recompensas; usa-se castigos para motivar os
professores; há participação dos níveis de intermédios e inferiores;
c) Participativo
(de carácter consultivo) – há
confiança nos professores; decisões e políticas feitas no topo, é permitida a
participação dos diversos níveis organizacionais; comunicação descendente, etc.
d) Participativo
de grupo – a direcção têm
uma confiança total dos professores; a tomada de decisão disseminada por todos
e em todos os níveis; uma comunicação ascendente, descendente e horizontal; professores motivados pela
participação e pela elaboração e função dos objectivos.
Os
efeitos do clima organizacional
O ambiente de trabalho numa escola é a base para a
definição dos estímulos e das coações à actividade dos professores. Quando o
ambiente é participativo, bom mesmo a formação contínua do pessoal torna-se
eficaz porque sabem que vão aplicar os conhecimentos num ambiente acolhedor.
O ser humano age constantemente em função do sistema que
constitui o reportório base para equilibrar os comportamentos.
Segundo Lewin (1951) ambiente pode ser concebido como
campo de forças de motivação e de repulsa. Estas forças advêm das necessidades
e das capacidades do individuo, do comportamento das outras pessoas ou de
factores puramente físicas.
A intensidade de força é o produto das expectativas e do
valor que um individuo atribui a prossecução de determinado objectivo.
Satisfação
e o ambiente
O clima organizacional tem influência na satisfação e no
rendimento dos membros da organização.
As principais características do clima que influenciam
a satisfação são:
ü
O
tipo de relação interpessoais;
ü
A
coesão do grupo de trabalho;
ü
O
grau de implica de tarefas e;
ü
O
apoio recebido no trabalho.
A relação do clima com o ambiente não é evidente pois
diversas variáveis pessoais podem interferir no nível de rendimento.
Segundo Hunghes e Vbben (1978) o clima de uma escola
influencia directamente os atitudes dos professores e dos estudantes.
Eficácia
da escola
A moral dos professores e dos alunos tanto no ensino
primário como no secundário apresenta na correlação positiva com o sucesso
escolar.
Os participantes e investigadores reconhecem a
importância da promoção moral elevada durante da participação, boa comunicação
e liderança pedagógica efectiva
Enquadramento
em relação ao sistema educativo moçambicano
Segundo a nossa abordagem acima referenciada, constatamos
que nas nossas escolas aplicam muita vezes o clima autoritarismo benévolo uma
vez que, há confiança condicional nos seus professores e a maior parte das
decisões são tomadas no topo, há delegação de poderes e recompensas, usa se
castigos para motivar os professores.
As condições encontradas nas escola é outro aspecto que
merece atenção tomando em consideração o rácio professor/aluno nas turmas e as condições
materiais que as infratruturas oferecem.
Conclusão
Chegado ao extremo final do nosso trabalho conclui se que
o clima de trabalho é o factor motivante para o bom desempenho das organizações
escolares, onde a eficácia só pode ser possível com um bom clima de trabalho.
Bibliografia
Luc Brunet, clima
de trabalho e eficácia da escola,
Gostaria de ter acesso ao artigo Luc Brunet, clima de trabalho e eficácia da escola,na integra, sabe como posso conseguir?
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