carlosnivagara.blogspot.com

quinta-feira, 18 de julho de 2013

O clima de trabalho e eficácia da escola



Por: Carlos Nivagara
Ficha de leitura
Introdução
O comportamento de um indivíduo no trabalho deve ser avaliado em função do ambiente de trabalho cujo esse pode influenciar positivamente ou negativamente no rendimento profissional.
A presente abordagem referente ao tema: o clima de trabalho e eficácia da escola, é uma narração teórica explicativa baseada na consulta bibliográfica, onde depois da parte introdutória, enfatizam-se alguns itens relacionados com o tema de modo a proporcionarmos uma maior percepção ao assunto em causa com destaque para as causas do clima; dimensão do clima; características do clima organizacional; categorias do clima; os efeitos do clima organizacional; satisfação e o ambiente; eficácia da escola; enquadramento em relação ao sistema educativo moçambicano e por fim a conclusão e bibliografia.
Clima de trabalho e eficácia da escola
O papel do clima de trabalho no funcionamento de uma escola é um assunto que vem sendo tratado há alguns anos atrás, sendo um conceito popularizado após ter sido utilizado por  Gellerman (1964) com três definições distintas:
ü  Medida do clima definido  por Frehand e Glimer (1964) citado por Brunet, referem a medida múltipla dos atributos organizacionais consiste na dimensão da empresa, tecnologias em uso, os níveis hierárquicos, a produtividade dos empregados.
ü  Quanto a medida perceptiva dos atributos individuais o clima é avaliado em função da satisfação das necessidades individuais em termos micro-percepção dos trabalhos.
ü  A medida perceptiva dos atributos organizacionais destaca-se pela reacção dos membros da organização, da sociedade e do indivíduo no seu meio de trabalho valorizando-se mais dos bens do que os objectivos.
Actualmente considera-se as recentes teorias sobre o clima organizacional em relação as primeiras duas definições; assim, o clima das organizações considera-se:
ü  Cada escola pode possuir uma personalidade própria e um clima específico;
ü  O comportamento e as políticas dos membros de direcção servem de referência para interpretar o clima existente:
ü  Esse clima funciona como força motriz do comportamento da organização.
As causas do clima
O clima faz parte do fenómeno cíclico com três variáveis determinantes:
ü  Estrutura que caracteriza-se pela dimensão da organização e níveis hierárquicos;
ü  Processo organizacional – estilo de direcção, gestão dos Recursos Humanos, modos de comunicação, modelos de resolução de conflitos, etc.
ü  Variável comportamental – funcionamento individual e de grupos que trabalha.
Para Fox, cada escola possui o seu clima em função de: tipo de programa, processos utilizados, condições ambientais (alunos, departamentos, membros da direcção, etc), o clima determina a qualidade da vida, sem bom clima não há condições para a eficácia da escola, quando o rendimento da escola não corresponde com os objectivos esperados a direcção da escola poderá alterar as três variáveis para melhorar o clima.
Dimensões do clima
As dimensões do clima organizacional variam mesmo recorrendo ao estilo de gestão, não há uniformidade global da dimensão do clima. Sendo assim, temos:
ü  Autonomia individual refere as responsabilidades individual, sua independência e a rigidez das normas organizacionais;
ü  Grau de estrutura imposta pelo cargo – os objectivos e métodos são estabelecidos e comunicados pela direcção;
ü  Tipo de recompensas – recompensas e promoções aos membros da organização;
ü  Consideração ao calor e o apoio – apoio de estímulo para os empregados.
Características do clima organizacional
Ao identificar o clima da escola deve-se ter em conta as seguintes características:
ü  Os atributos constituem unidades de análise;
ü  A percepção tem consequências importantes no comportamento dos empregados;
ü  Não é possível diagnosticar o clima numa única dimensão, mas sim, recorrendo ao conjunto dos componentes.
Categorias do clima
Aberto o meio de trabalho participativo, onde o individuo têm reconhecimento próprio no quadro das estratégias de desenvolvimento;
Fechado o ambiente de trabalho considerado pelos membros como autocrático, rígido, constrangedor, onde os empregados não são considerados e nem consultados.
Likert (1961;1974), lança um retrato fiel aos diferentes tipos de clima numa organização ou escola tendo em conta:
ü  Os métodos de direcção;
ü  A natureza das forças de motivação;
ü  A natureza dos processos de influência e interacção;
ü  O modelo utilizado para toda direcção;
ü  A estratégia de definição dos objectivos e das normas organizacionais;
ü  O processo de controlo utilizado;
Clima autoritário
a)      Autoritário explorado este tipo não confia nos professores. As decisões vem do topo, há ambiente de receio, satisfação de necessidades individuais inexistentes, ameaças e as recompensas são ocasionais .
b)     Autoritarismo benévolo existe confiança condescendente nos seus professores; maior parte das decisões são tomadas no topo; as vezes há delegação de poderes e recompensas; usa-se castigos para motivar os professores; há participação dos níveis de intermédios e inferiores;
c)      Participativo (de carácter consultivo) – há confiança nos professores; decisões e políticas feitas no topo, é permitida a participação dos diversos níveis organizacionais; comunicação descendente, etc.
d)     Participativo de grupo – a direcção têm uma confiança total dos professores; a tomada de decisão disseminada por todos e em todos os níveis; uma comunicação ascendente, descendente e horizontal; professores motivados pela participação e pela elaboração e função dos objectivos.
Os efeitos do clima organizacional
O ambiente de trabalho numa escola é a base para a definição dos estímulos e das coações à actividade dos professores. Quando o ambiente é participativo, bom mesmo a formação contínua do pessoal torna-se eficaz porque sabem que vão aplicar os conhecimentos num ambiente acolhedor.
O ser humano age constantemente em função do sistema que constitui o reportório base para equilibrar os comportamentos.
Segundo Lewin (1951) ambiente pode ser concebido como campo de forças de motivação e de repulsa. Estas forças advêm das necessidades e das capacidades do individuo, do comportamento das outras pessoas ou de factores puramente físicas.
A intensidade de força é o produto das expectativas e do valor que um individuo atribui a prossecução de determinado objectivo.
Satisfação e o ambiente
O clima organizacional tem influência na satisfação e no rendimento dos membros da organização.
As principais características do clima que influenciam a  satisfação são:
ü  O tipo de relação interpessoais;
ü  A coesão do grupo de trabalho;
ü  O grau de implica de tarefas e;
ü  O apoio recebido no trabalho.
A relação do clima com o ambiente não é evidente pois diversas variáveis pessoais podem interferir no nível de rendimento.
Segundo Hunghes e Vbben (1978) o clima de uma escola influencia directamente os atitudes dos professores e dos estudantes.
Eficácia da escola
A moral dos professores e dos alunos tanto no ensino primário como no secundário apresenta na correlação positiva com o sucesso escolar.
Os participantes e investigadores reconhecem a importância da promoção moral elevada durante da participação, boa comunicação e liderança pedagógica efectiva

Enquadramento em relação ao sistema educativo moçambicano
Segundo a nossa abordagem acima referenciada, constatamos que nas nossas escolas aplicam muita vezes o clima autoritarismo benévolo uma vez que, há confiança condicional nos seus professores e a maior parte das decisões são tomadas no topo, há delegação de poderes e recompensas, usa se castigos para motivar os professores.
As condições encontradas nas escola é outro aspecto que merece atenção tomando em consideração o rácio professor/aluno nas turmas e as condições materiais que as infratruturas oferecem.
Conclusão
Chegado ao extremo final do nosso trabalho conclui se que o clima de trabalho é o factor motivante para o bom desempenho das organizações escolares, onde a eficácia só pode ser possível com um bom clima de trabalho.
Bibliografia
Luc Brunet, clima de trabalho e eficácia da escola,

1 comentário:

  1. Gostaria de ter acesso ao artigo Luc Brunet, clima de trabalho e eficácia da escola,na integra, sabe como posso conseguir?

    ResponderEliminar